Search

Pérolas

Um dos itens mais cobiçados e valiosos das joalherias do mundo todo são as pérolas. Mais você sabe o motivo de tamanha grandiosidade?

As pérolas são um mecanismo de defesa das ostras contra objetos estranhos como grão de areia, parasitas entre outros organismos, que acabam parando no interior das conchas e ao entrar em contato com a manta que protege os órgãos internos do molusco, da-se início ao processo de produção de uma pérola. Assim o organismo da ostra passa a depositar o nácar, também conhecido como madrepérola, no intruso. A substância é a mesma que forma a parte interna da casca, portanto é rígida, e o objeto recebe diversas camadas para atingir a sua forma final.


Existem dois tipos de criação de pérolas, naturalmente ou de forma cultivada, sendo ambos produzidos da mesmo maneira. A diferença é que a pérola natural é mais valiosa por serem mais raras e para identificar sua diferença, normalmente é necessária a realização de um raio X, porém a principal diferença são os núcleos microscópicos formados, apresentando anéis de crescimento concêntrico nas versões naturais, enquanto as cultivadas possuem característica de solidez.



Ostras | Arquivo Pinterest


Os criadores precisam esperar cerca de dois a três anos até que a ostra tenha maturidade suficiente para iniciar a produção e os moluscos precisam ser bem acondicionados em algum lugar com água e com as condições de desenvolvimento. Quando prontas para produção, são colocadas em ambiente seco por pelo menos meia hora, onde elas abrem e criadores colocam uma espécie de calço entre as conchas para segurá-las entreabertas.


Os criadores inserem um núcleo que pode ter muitas variações dependendo da intenção de formato e tamanho final da pérola. E ao final do processo, as ostras são novamente fechadas e devolvidas à água. Muitas delas acabam morrendo e o processo pode demorar 6 meses para ser concluído.



Maria Clara | PC Paola Vaz | Veste Perola Chain


https://www.olivatelie.com/shopjoias





#brincodeperola #colaredeperola #feitoamao #compredequemfaz #handmade #olivatelie #weareoliv #wearoliv #fashion #blog #ficaadica #moda #perolas #pearls

6 views

paolavaz@olivatelie.com 

Manly Beach, NSW Australia

© 2019 by Oliv Atelie 

All rights reserved 

  • Pinterest
  • Instagram
  • Facebook